Páginas

30 de setembro de 2010

Rotina de cuidados com as Unhas

Oiii meninas!

A minha intenção é toda semana postar um esmalte novo por aqui, mas na última semana minhas unhas quebraram uma a uma e estavam no toco :( fiquei com vergoinha de postar fotinho aqui hehehe Mas agora, à base de muita hidratação elas estão se recuperando \o/ \o/ \o/

Depois que li em vários lugares sobre os beneficios de se manter as cuticulas intactas e o quanto faz mal em cutucá-las e cortar fora, aboli de vez o alicate da minha vida e não tiro mais cuticula a uns 8 meses... No inicio a adaptação é dificil pois sua unha não com a melhor das aparencias, pois a cuticula ainda é bem visivel, só que com o tempo (muita hidratação e empurra empurra das benditas) elas acabam ficando comportadinhas e vão se tornando cada vez mais invisíveis :)))
Além disso minhas unhas conseguem crescer (fato inédito! rsrsrs) e não tem mais aquelas manchinhas brancas. Minhas cuticulas não ficam avermelhadas, irritadas ou sangrando por causa de um bife acidental. E com certeza minhas mãos estão muito mais protegidas de uma infecção, já que não arranco fora a proteção natural (leia-se cutículas). Fora isso ainda dou uma economizada na manicure, pois aprendi a arte de fazer minha próprias unhas... quer dizer cuidar, tratar e pintar. E isso tem sido uma tremenda terapia. Adoro colecionar esmaltes e usar as mais variadas cores :)
Então meninas, vou contar aqui um pouquinho da minha rotina de cuidados, sendo que muitas dicas fui pegando nos blogs especializados de unhas:

- Passar hidratante nas mãos e massagear rapidamente em cima das cuticulas. Faço umas 3 vezes ao dia ou quando me lembro. Ando sempre com um mini potinho de hidratante da necessaire. Não uso nenhuma marca em específico, pois estou sempre mudando, adoooro experimentar creminhos novos e variar, mas acho que a marca não importa muito, o que mais vale é hidratar mesmo! Outra dica super importante é hidratar sempre antes de pintar as unhas. Passe o creme nas mãos e áreas da cuticula, deixe uns 10 minutos e depois retire o excesso de creme de cima das unhas com o removedor... você verá que isso faz toooooda a diferença. O palitinho desliza mais facilmente e o esmalte borra menos na hora de limpar.

Hidratação é o segredo!

- Passar canetinha com óleo mineral hidratante. Uso 1x ao dia. Essa eu comprei no site da Avon gringa, mas infelizmente eles só entregam nos EUA e que eu saiba a Avon brazuca não tem produto semelhante (poxa Avon!!! Acorda hein!), mas algumas farmácias já vendem outras marcas, inclusive a Dani do blog UnhaBonita fabricou uma e vende pelo site dela. Chique né?

caneta hidratante de cuticula da Avon americana

- Passar cerinha hidratante de cuticula. A minha também é da Avon gringa, mas eu nem gosto muito pois não absorve direito e deixa a mão muito melecada, mas no Brasil a cerinha da Granado faz muito sucesso entre as viciadas em esmaltes e sempre leio muitas recomendações e elogios pelos comentários nos blogs especializados. Uso 1x ao dia também e geralmente revezo com o uso da canetinha.

- Passar bepantol. Esse é o conhecido recuperador poderoso de cuticulas ressecadas de muitas meninas. É claro que o bepantol não serve só para cuticulas, pode ser usado para outras áreas também... E pode-se encontrar em qualquer farmácia! Uso antes de dormir, principalmente nos dias, em que devido a correria, acabei passando menos os outros produtinhos durante o dia.



- Passar creminho de casco de cavalo. Este creminho é importado... comprei nos States na Bed Bath and Beyond, mas pode ser encontrado em farmácias gringas também. Não sei se vende no Brasil... mas quem tiver indo viajar ou conhece alguém que esteja de malas prontas vale a encomenda! E é baratinho, por volta de US$3,00. Gente, é muito boooooom mesmo! E não deixa a unha amarelada rsrs É uma carga de proteína, a unha cresce visivelmente mais forte e dura! No inicio, quando parei de tirar cuticulas, usei todos os dias por 2 semanas, até minhas unhas começarem a crescer frotalecidas, mas hoje em dia uso 1x na semana, aí nesse dia eu não passo esmalte. Sempre dou esse dia na semana para as unhas respirarem...

Intensive Protein Treatment


- Passar base sempre antes do esmalte. Antigamente passava esmalte direto na unha, mas desde que comecei a usar uma base antes, notei a diferença tanto no acabamento do esmalte quanto na durabilidade do esmalte. As bases fortalecedoras também ajudam bastante quando se está com a unha fraca.


- Empurrar a cuticula! Este é um dos passos mais importantes no meu dia-a-dia, pois é o que faz toda a diferença. A medida que você vai empurrando, a cuticula vai ficando mais comportadinha. Parece que vai nascendo para dentro... e fica menos visivel. Faço com o auxilio de uma espátula de madeira, mas isso é gosto pessoal, você pode usar tranquilamente uma de metal se tiver. Empurre delicadamente! A melhor hora para fazer isso é depois do banho, quando elas ficam mais amolecidas, mas se tenho tempo repito o processo quando passo hidratante ao longo do dia também.


Espátulas de madeira ou metal

- Também costumo usar o Removedor de cuticulas quando minhas cuticulas ficam mais ressecadas, isso ajuda bastante a amolecer para empurrar a cuticula... e também o removedor elimina aquelas pelinhas mais finas que recobrem a unha. É bom ler as instruções certinho e não deixar mais tempo do que o recomendado (geralmente uns 45 segundos) pois senão tem efeito inverso, deixando a pele mais ressecada. Este item não uso frequentemente, como falei só quando necessário, então não há um tempo certo.

Removedor de cuticulas

Bem, é isso... É claro que esses passos precisam ser incorporados a sua rotina diária se quiser ter cuticulas saudáveis e no lugar. Quanto mais você fizer, melhor sua cuticula vai ficar, não existe milagre né! Não adianta parar por um tempo porque aí a coisa desanda e você volta a ficar com as cuticulas ressecadas e piscando nas suas unhas rsrs Mas garanto a vocês que o resultado é impressionante! Funciona mesmo viu?! Eu que tinha as unhas muito frágeis e não conseguia deixar crescer que já quebravam todas, agora consigo mantê-las grandes e bonitas. O mais legal de tudo é que contagiei minhas amigas e todas elas agora não tiram cuticulas e fazem a rotina de hidtaração... e estão amando os resultados!

Caso queira ler mais, recomendo entrar no blog Unha Bonita que é só sobre unhas e ela se aprofunda mais no assunto e dá ótimas dicas! Vale a visita!!!

Beijos!

2 comentários:

Pronto para Usar disse...

Ótimas dicas! Adorei o blog... depois vai la no meu blog: www.prontoparausar.com e se gostar, linka!

Beijos

Renatinha85 disse...

O site da dani é massa né. Eu também sempre hidrato a cuticula, mas ainda não consegui me livrar do alicate pq tenho muitaaaa cuticula... snif snif!